Locais que contam com gramas verdinhas, brilhosas e com um aspecto saudável deixam qualquer ambiente ainda mais agradável e aconchegante. Além das gramas contribuírem para a estética do seu jardim, elas também exercem o importante papel de drenagem da água da chuva para o solo, assim, é possível evitar alagamentos, poças e focos de dengue.

É comum que o processo de criação de um jardim seja acompanhado por um paisagista, ele te ajuda a escolher entre uma grama sintética e uma grama natural. Para que você possa escolher sem medo de errar, preparamos este texto com algumas informações que devem ser consideradas.

Como decidir entre grama artificial ou grama natural?

Quem decide por uma grama sintética normalmente deseja que todo o procedimento seja feito o mais rápido possível, visto que você não terá que esperar o gramado crescer. Entretanto, se você possui animais como cachorros ou coelhos, a melhor opção com certeza é a grama natural, além dela também permitir fazer uma horta no seu jardim.

O custo de instalação de uma grama sintética é mais alto do que o de uma grama natural, além disso, você também deverá arcar com a preparação do terreno.

Vantagens em investir em uma grama natural

Com a grama natural você consegue recobrir o solo, de modo a evitar erosões e enxurradas. Sendo assim, a grama atua como um controlador de escorrimento superficial, pois ela forma uma área na qual é permitida a infiltração de água, o que facilita o processo de drenagem, evitando assim as enxurradas, além de também entregar uma cobertura densa e homogênea no solo, o que evita processos erosivos.

O gramado conta com um importante papel na infiltração da água do solo, visto que suas raízes densas funcionam como uma espécie de filtro natural, absorvendo a poluição e qualquer substância com potencial para contaminar o lençol freático, assim, a água é purificada.

Em ambientes urbanos, o gramado propicia um ambiente natural, o que agrega muito mais valor ao seu imóvel. Com um gramado você transforma o ambiente em algo mais natural e confortável, o que influencia no lazer das pessoas, incentivando a prática de esportes, recreação, passeios para adultos, crianças e animais domésticos. Além disso, com um gramado você consegue deixar o ambiente ainda mais esteticamente agradável, o que influencia diretamente na valorização do seu imóvel, podendo chegar até 15% de valorização.

Outra característica dos gramados é que eles atuam como um regulador natural de temperatura. Existem estudos que mostram que no verão, em dias mais quentes as áreas com gramas conseguem chegar em uma temperatura mais amena, podendo chegar até 17ºC a menos que o asfalto e 8ºC mais fresco que o solo exposto.

As gramas também são essenciais para a diminuição da poluição, pois elas são capazes de realizar a filtragem do ar, capturando e removendo poeiras e sujeiras encontradas no ar. Além disso, os gramados conseguem absorver o gás carbônico e o metabolizam no processo de fotossíntese, assim, é possível fixar o carbono no solo e liberar o oxigênio no ar.

O texto acima "Por Que Colocar Grama Natural?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.

Fale Conosco!

Nossos Telefones

(15) 3511-7305


Nossos E-mails

contato@gramassantamaria.com.br